É Preciso Coragem!

PSX_20180318_122233
Si Fu e Si Hing Thiago Pereira na preparação do Sam Toi – 17/03/2018

O dia 17 de março de 2018 foi um marco histórico para a nossa família. Além da inauguração do núcleo Barra, comemoramos os 15 anos da família Moy Jo Lei Ou, além de celebrarmos a admissão de novos membros à família, acessos de nível e discipulado. No entanto, o que mais me marcou neste dia foi o uso recorrente da palavra coragem. Inicialmente, mestre Julio Camacho, nosso Si Fu, lembrou a todos como foi o momento de abrir o primeiro núcleo e como esse desejo havia sido recebido pelo Si Gung, Leo Imamura, que a princípio, não achava que daria certo, embora autorizasse a empreitada. Foi com coragem e aposta no futuro que nossa família se iniciou; a mesma que marcou toda a trajetória do mestre Julio Camacho. A coragem que levará o Ving Tsun a lugares muito além do Atlântico, com a inauguração do núcleo em Angola ainda neste ano. A coragem que levará nosso Si Fu a inaugurar novas unidades nos Estados Unidos, num futuro muito próximo.

Cerimônia de Discipulado na Família Moy Jo Lei Ou – 17/03/2018

A noite de anteontem foi marcante também pelos participantes da cerimônia. Em cada fala, a perseverança e a coragem de fazer parte dessa família, encarando os obstáculos e percalços diários para tornar possível a prática do Ving Tsun. Ouvindo aqueles relatos, soou-me como uma espécie de convocação geral, inclusive para mim, de superar e agir com coragem. Durante a construção da vida kung fu, há muitos desafios a serem superados, como a falta de tempo, o cansaço, os conflitos internos. Mas, a convivência com o Si Fu e os irmãos kung fu colabora para renovar as forças e seguir.

A palavra coragem vem do termo francês courage que, por sua vez, possui suas raízes no latim; etimologicamente, o termo remete a ideia de “agir com o coração” e compreendendo melhor suas origens, nada mais adequado para a família kung fu do que esta palavra. Que possamos fazer, através do Ving Tsun, um caminho de desenvolvimento pessoal e humano, capaz de lidar da melhor forma com as adversidades, como um ato de coragem. Sigamos juntos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s