Um dia lindo de sol

Era um dia lindo de sol. Era domingo. E eu estava com minha família Kung Fu prestando solidariedade ao nosso irmão Iuri pelo falecimento de seu avô. O dia já estava carregado de simbolismos e referências ao passado e ao futuro. E era um dia lindo de sol. Nossas memórias guardam um pouco de nossa trajetória e das pessoas que encontramos ao longo da nossa história. Isso afeta também aos que virão em seguida, às futuras gerações.

IMG-20180902-WA0011.jpg
Sepultamento de Wilson Alvarenga, avô do meu querido irmão Kung Fu Iuri. Da esquerda para direita meus Si Hing: Bruno Brandão, André Almeida, Iuri Alvarenga, Clayton Meireles e Felipe Ferreira

Sempre gostei de histórias e de História, quase seguindo a carreira numa época reminiscente. A faculdade não foi concluída, mas a menina que amava conhecer o que se passou ainda tem abrigo no meu espírito. Era um dia lindo de sol, mas ao cair da tarde, o fogo consumiu parte das memórias materiais da humanidade no Museu Nacional do Rio de Janeiro. O mesmo fogo, cultuado em diversas culturas em tempos imemoriais. Certa vez, numa cerimônia da família Moy Jo Lei Ou, Si Fu havia comentado sobre o significado do incenso nas celebrações e reverências aos ancestrais. Ele diz que o incenso é o símbolo da transformação do material para o imaterial, mostrando o quanto somos efêmeros e ao mesmo tempo permanecemos, através da memória.

PSX_20180903_085227
Meu Si Fu, Julio Camacho, prestando reverência aos ancestrais, na 70ª Cerimônia da Família Moy Jo Lei Ou.

A notícia do incêndio me abalou profundamente, pois compreendo que nós somos a construção de outros e somente através da história e da memória que tomamos essa dimensão. Era um dia lindo de sol, o mesmo que testemunhou a história humana. O mesmo que há de brilhar mais uma vez, na reconstrução do futuro. Sigamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s