O coração de um cavaleiro

“Não importa o que você seja, quem você seja, ou que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia.”

A frase acima é atribuída a Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1. E tem muito a ver com a postagem de hoje, principalmente com meu querido irmão Kung Fu, mestre Thiago Pereira.

IMG-20180826-WA0039
Meu Si Hing, mestre Thiago Pereira, líder da família Moy Fat Lei

Há muito tempo venho maturando a ideia de escrever algumas linhas em homenagem ao meu Si Hing. Sei o tamanho da responsabilidade, pois ele tem uma história belíssima e sólida no Ving Tsun, construída ao longo de dezenove anos, completados neste ano. Mas, com açúcar e com afeto, quero falar do quão é significativo conviver com ele.

Geralmente, quando escrevo, penso em palavras de referência. Em se tratando do meu Si Hing, logo me veio a mente a palavra “cavaleiro”, aquele tem tem coragem, bravura. E me lembra também um filme de que gosto muito: Coração de Cavaleiro, onde o personagem principal, William (interpretado por Heath Leager), segue uma jornada em busca de um novo destino. Muitas adversidades aconteceram ao nosso bravo cavaleiro, mas não o fazem desistir.

coracao-de-cavaleiro
Filme “Coração de Cavaleiro”, 2001. Foto de divulgação

Eu conheci o Si Hing Pereira antes do Ving Tsun, através da sua amizade com meu amado Fernando Xavier (a propósito, a amizade dos dois me comove profundamente). E quando ainda nem sonhava em praticar esta arte marcial, a minha curiosidade era aguçada pelas conversas extensas que tinha com Fernando sobre o Si Fu, mestre Julio Camacho, e sobre a sua experiência Kung Fu. E era no blog do Pereira que ia buscar mais sobre essa tal arte fundada por uma mulher de que tanto me falavam. Assim como eu, muitos se inspiraram e conheceram mais sobre o Ving Tsun através das memórias e narrativas emocionadas publicadas em seu blog.

IMG-20180916-WA0004
Si Hing Thiago Pereira compartilhando suas vivências no Seminário Especial de Relação Discipular, setembro de 2018. Ao fundo, nosso Si Fu, mestre Julio Camacho.

Quando surgiu a vontade de escrever um blog, imediatamente recorri ao Si Hing Pereira para me dar dicas desse processo. Eu me lembro de que na minha primeira postagem, ele fez algumas considerações que me ajudaram muito e disparou: “seu blog é elegante, parece um Hung Bao“. Depois das considerações do Si Fu, achei aquela frase a coisa mais bonita e significativa que eu poderia ter e vi que estava no caminho adequado.

IMG-20180825-WA0026
Si Hing Leonardo Reis, Cláudio Teixeira, Thiago Pereira e Roberto Viana na sede da família Moy Jo Lei Ou

Ao longo dessa jornada de quase um ano na família Kung Fu, aprendi muitas coisas com ele. A princípio, eu tinha uma certa formalidade (afinal, ele é o Si Hing Pereira!), mas com o tempo começamos a estreitar os laços e o vejo hoje como aquele irmão de sangue que eu gostaria de ter tido.

IMG-20181021-WA0000
Si Hing Thiago Pereira, Alice Teixeira, Fernando Xavier, eu e Clayton Meireles no jantar comemorativo da titulação para Classe Sênior dos mestres Ricardo Queiroz e Úrsula Lima – outubro de 2018

O que eu mais admiro no Thiago é o seu amor ao Ving Tsun e, especialmente, ao nosso Si Fu. É um homem que vive dos sonhos e isso não o torna, de maneira alguma, um cara frágil ou etéreo; pelo contrário, seus sonhos são força motriz para continuar neste caminho. Fernando Pessoa já dizia que “somos do tamanho dos nossos sonhos”. E Si Hing Pereira: você é grande.

IMG-20180928-WA0031
Si Fu em visita a nova sede da família Moy Fat Lei, no Méier – setembro de 2018

Por ocasião de seu aniversário e por tudo que representa para nossa família e para mim, dedico estas palavras a você, Thiago. Que a vida lhe seja agradável e doce. Que seja próspera sua caminhada e que zelem por você com o mesmo carinho e respeito que dedica a todos da família Kung Fu. Sigamos!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s