A Foto Si-To

Na convivência, o tempo não importa.
Se for um minuto, uma hora, uma vida.
O que importa é o que ficou deste minuto,
desta hora… desta vida…

Mario Quintana

As fotos guardam uma intencionalidade: de preservar pelo tempo um instante da nossa história. Sempre quando fazemos um registro fotográfico e olhamos para aquela imagem no futuro, é uma espécie de imersão àquele período, vindo à tona as sensações, os fatos. A fotografia é a nossa memória em imagem. Lembro-me bem que uma vez Si Fu me disse que aquele que registra a foto é parte integrante daquele cenário, haja vista que sem ele, a captura não existiria.

Uma das primeiras tarefas que meu Si Fu passou para mim, recém chegada à Família-Kung Fu, foi trocar a moldura de uma foto. Mas, não era qualquer foto. Era o seu primeiro registro oficial com o mestre dele, meu Si Gung, Grão-Mestre Leo Imamura, em 1994. A esse registro, damos o nome de Foto Si-To.

IMG-20180408-WA0109_1
Primeira foto oficial do mestre Julio Camacho, meu Si Fu com o seu mestre, Grão-Mestre Leo Imamura, meu Si Gung, em 1994.

Pois bem, eis que fiquei olhando para aquele retrato e fiquei admirada com o caráter simbólico daquele momento, além da marcação da passagem do tempo (ver ambos jovens e com muitas histórias para vivenciar). A Foto Si-To representa em imagem a relação entre Si Fu e To Dai.

Enquanto passava a foto de uma moldura para a outra, fiquei pensando: “quando é que terei então a minha Foto Si-To?”. Era uma vontade íntima e não havia externado isso a ninguém, nem mesmo ao Si Fu. Fiquei no aguardo de uma oportunidade.

E o tempo foi passando, via alguns registros serem feitos pós eventos, nos intervalos de prática, até mesmo no meio de uma obra, durante a reforma do atual núcleo do Clã, na Barra da Tijuca. E nada da minha vez chegar…

Na inauguração do núcleo Barra, em março de 2018, fui incumbida dos registros da cerimônia. Na época, fiquei bastante apreensiva por tamanha responsabilidade, mas a família gostou do resultado. Tanto que fui chamada para fazer o registro de outros eventos do Clã. Dentro da Família-Kung Fu, desenvolvem-se habilidades que, talvez, em outro espaço, não seriam possíveis.

Foi então que numa noite, cuja a data não me recordo, tinha ido ao núcleo Barra para ver alguns assuntos. Eu me lembro que nem roupa de prática tinha levado, mas algo me dizia que era para ir com vermelho (risos). Eu havia feito alguns registros naquela momento, alguns eram com o Si Fu e meus Si Hing. E, para minha surpresa, numa determinada hora, Si Fu me chama para fazer a tão esperada Foto Si-To. Imagine a minha alegria naquele momento!

IMG-20180408-WA0053.jpg
Minha primeira Foto Si-To, em 2018.

Depois desse momento ímpar, ainda tive que administrar a ansiedade de receber a tão esperada foto, o que aconteceu quase um mês depois, através do meu Si Hing Iuri Alvarenga. Outros registros vieram depois, mas o primeiro sempre terá um lugar especial nas minhas lembranças.

Essa história eu relembrei tempos depois, no jantar de abertura do processo discipular da minha irmã Carmen Maris. Si Fu havia pedido aos membros da família presentes na ocasião que contassem uma experiência marcante e a expectativa para a primeira Foto Si-To foi realmente algo memorável à mim.

Dia seguinte ao jantar, recebo uma mensagem do Si Fu com esta imagem:

IMG-20190216-WA0032

Fiquei sem palavras, verdadeiramente emocionada. Recordo que demorei um certo tempo para responder em agradecimento àquele presente tão especial. E foi então que Si Fu me diz para encontrar as palavras e compartilhar com o máximo de pessoas possível. De certo modo, Si Fu, naquele instante, havia me dado dois presentes: a foto e sua confiança em mim para eu continuar com meus registros sobre Vida-Kung Fu.

Espero intensamente que nossa relação Si Fu / To Dai seja duradoura e que as fotos estejam lá para registrar nossa caminhada juntos. Sigamos!

Anúncios

Um comentário sobre “A Foto Si-To”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s