“Man Sau” e a arte na pergunta

Há uma frase bastante corriqueira em que se diz: “quem pergunta quer resposta”.

Geralmente, essa máxima é dita de forma até bem-humorada entre as pessoas. Mas, de fato, na maior parte das vezes, se há uma pergunta, há também a expectativa de uma resposta.

Dentro do Sistema Ving Tsun, há um dispositivo corporal chamado, em cantonês, de man sau (問手). Traduzindo literalmente o termo, man sau representa “a mão que pergunta”.

O que o outro tem a nos dizer? Isso pode gerar uma série de desdobramentos e cabe ao artista marcial se aproveitar desse momento.

Quando meu Si Fu, mestre sênior Julio Camacho, anunciou que ele e Si Mo, Marcia Camacho, foram convidados a participar do Canal Perguntas, ancorado por Paulo Paternes, inevitavelmente a ideia de man sau veio à cabeça.

Si Fu nos enviou essa foto, semana passada, para anunciar sua participação no Canal Perguntas

A entrevista concedida hoje e disponível no YouTube, trouxe para o público no geral uma dimensão ampla do Kung Fu, além de revelar um pouco da vivência do casal nos Estados Unidos, onde fixaram residência, à medida em que o entrevistador conduzia as perguntas. Na minha percepção, havia ali o germe do man sau onde, estabelecida a conexão, houve uma troca rica de experiências e saberes. Isso é Kung Fu!

Si Fu e Si Mo, em entrevista ao Canal Perguntas, 10/11/2020.

Recomendo a você, caro leitor, que após esta leitura veja a entrevista no Canal. Quem sabe outras perguntas irão surgir à sua mente?

Perguntemos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s